quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Evangelho (Lucas 21,20-28)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20 “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21 Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22 Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 
23 Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24 Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26 Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27 Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. 

Palavra da Salvação. 
Glória a vós, Senhor.

domingo, 11 de novembro de 2012

O perigo da superfície!

A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. [...] Tudo entre ele era comum. Com grande coragem os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça. [...] Todos que possuíam terras ou  casas vendiam-nas. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade.
Um certo homem chamada Ananias, de comum acordo com sua mulher Safira, vendeu um campo e combinado com ela, reteve uma parte da quantia da venda. (Atos, 4. 32,35 – 5. 1,2).

Fazendo a leitura orante dos Atos dos Apóstolos, os capitulos 4 e 5 me remeteram ao tema do nosso Retiro de Aprofundamento: “Entre as profundezas e a Superfície.”Não a forma como os primeiros cristãos viviam a fé, no sentido de vender seus bens e repartir, pois hoje estamos em outro contexto. O que chama a atenção são os personagens Ananias e sua esposa Safira.  Afinal eles experimentaram da profundeza do amor de Deus, a profundeza da vida fraterna, da partilha, oração, eles comungavam da mesma fé.Fiquei me questionando em que momento da caminhada Ananias e Safira decidiram ficar a margem, porque escolheram a superfície depois de tamanha experiência com o Espirito Santo?

sábado, 10 de novembro de 2012

Evangelho (Lucas 16,9-15)


O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10 Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11 Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12 E se não sois fiéis no que é dos outros, quem

Evangelho (Jo 17,11b-19)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. Glória a vós, Senhor. ...