sexta-feira, 22 de abril de 2011

Evangelho (João 18,1—19,42)

Narrador 1: Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo João.

Naquele tempo, 1Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia aí um jardim, onde ele entrou com os discípulos. 2Também Judas, o traidor, conhecia o lugar, porque Jesus costumava reunir-se aí com os seus discípulos. 3Judas levou consigo um destacamento de soldados e alguns guardas dos sumos sacerdotes e fariseus, e chegou ali com lanternas, tochas e armas. 4Então Jesus, consciente de tudo o que ia acontecer, saiu ao encontro deles e disse:

Pres.: “A quem procurais?”

Narrador 1: 5Responderam:

Ass.: “A Jesus, o Nazareno”.

Narrador 1: Ele disse:

Pres.: “Sou eu”.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Evangelho (João 13,1-15)

— O Senhor esteja convosco.



— Ele está no meio de nós.


— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + escrito por João.


— Glória a vós, Senhor.


1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quinta-feira Santa - - Eucaristia: Sacramento do amor

A celebração da Semana Santa encontra seu ápice no Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a sexta-feira da paixão e morte do Senhor e a solene Vigília Pascal, no sábado à noite. Esses três dias formam uma grande celebração da páscoa memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: "Como Ele amasse os seus amou-os até o fim".

segunda-feira, 18 de abril de 2011

VOCÊ ACREDITA?

        Você acredita que nosso universo foi criado por Deus? Sim? Ótimo, mas saiba que acreditar num Ser Superior, não é tão difícil assim. A maioria das pessoas acrediatar nisso. Dificil ou melhor impossível, é o ser humano acrediatar sozinho, buscando por sua própria razão, explicações para as demais verdades cristãs. Por exemplo: Acreditar no mistério da Trindade. Como pode Deus ser um em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo? Como explicar que Deus tenha se feito homem? - Como explicar que Maria, que não teve relação com homem algum, tenha angravidado pelo Espírito Santo? 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Amor

O que é o amor?
Numa sala de aula haviam várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:

- Professora, o que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.

As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse: 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Adolescentes e Jovens - O que a Bíblia diz "continuação"

Você deve ter esperança e perseverar quando as coisas parecem não sair do lugar
"Do mesmo modo também as boas ações normalmente tornam-se logo conhecidas. Mas ainda que assim não seja, elas não ficarão ocultas." 1 Timóteo 5.25.
Você deve respeitar seus superiores, na escola e no trabalho, e se empenhar em suas tarefas
"Todos aqueles que têm de trabalhar na dependência de outros devem respeitar os seus superiores, para que o nome de Deus e a sua doutrina não sejam desprezados. Aqueles cujos superiores são crentes, não seja por isso que tenham menos consideração por eles. Pelo contrário, devem até trabalhar melhor ainda, porque neste caso quem recebe o benefício do vosso trabalho são crentes, a quem Deus e vocês amam. São estas coisas que deves ensinar e encorajar a fazer." 1 Timóteo 6.01-02.

domingo, 3 de abril de 2011

Adolescentes e Jovens - O que a Bíblia diz

O que a Bíblia diz sobre você, jovem
Instruções dadas pelo apóstolo Paulo ao jovem Timóteo. Versículos extraídos de 1 e 2 Timóteo. Em versão da Bíblia Gateway, O livro.
Adolescentes e Jovens - O que a Bíblia diz para os adolescentes, para os jovens, amor de Deus, salvação, consolo, conforto, orientação, instrução, reflexão, ajuda, paz
.
Você tem valor
"Que ninguém te desconsidere por seres jovem. Mas sê um exemplo para os crentes pela forma como falas e no modo como vives, pelo amor cristão, pela fé, pela pureza." 1 Timóteo 4.12.
Você deve selecionar o que fala e sobre o que conversa
"Não percas o teu tempo com fábulas e velhas histórias profanas; empenha-te antes, com disciplina, no caminho de Deus." - 1 Timóteo 4.7.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Evangelho (Marcos 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!



Naquele tempo, 28um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 

Evangelho (Jo 17,11b-19)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. Glória a vós, Senhor. ...