segunda-feira, 28 de junho de 2010

JESUS CONVIDA LEVI-“SEGUE-ME”

Mt 9,9-13
Lucas nos conta hoje sobre a vocação de Mateus. Jesus o chama e prontamente, Levi deixa tudo e segue Jesus. Levi era cobrador de impostos, era odiado, pois explorava o povo prestando seus serviços ao Império Romano. Levi abandona o seu emprego, tudo o que possuía para seguir Jesus. Para Levi estar com Jesus seria seu sustento e isso bastava. Ao deixar aquela vida, Levi deixa para trás também, uma vida de pecado, de exploração dos pobres e oprimidos, e sua vida é transformada ao dizer sim a Jesus. Uma mudança tão forte e radical, que Levi muda de vida e também de nome, passa a chamar-se Mateus, um dos os evangelistas. E para comemorar sua nova vida, Mateus oferece um banquete, fez o melhor banquete para Jesus, para comemorar seu encontro com Ele e deixando para trás sua vida de pecado e cobiça.

E os convidados, seus amigos eram também cobradores de impostos e excluídos. Mateus se mostra disposto à partilha. E não poderiam faltar os fariseus, para mais uma vez questionar a atitude de Jesus e seus discípulos por estarem sentados à mesa com cobradores de impostos e com pecadores. E Jesus responde dizendo que não veio para os sadios, mas sim para os que estão doentes, e chamar os pecadores que precisam de conversão. Jesus veio para libertar e salvar a todos.

Com certeza não foi nada fácil Mateus decidir largar tudo, talvez como nós ele já tivesse ouvido falar de Cristo, já guardava no coração o desejo de conhecê-lo, de estar perto dele, e estivesse então só esperando o momento para encontrá-lo. E quando o encontro aconteceu, Mateus já estava pronto, e decidido a segui-lo e mudar de vida.

De qualquer forma, que tenhamos a segurança de Mateus, na opção por Cristo, no desejo de mudar de vida, de atitude, colocando em primeiro lugar o projeto do Reino. Tenhamos a segurança de que Jesus, por mais que nos achemos indignos de estar ao seu lado, Ele nos chama, nos quer ao seu lado.

Nossos padres, freiras, religiosos e religiosas, são exemplos de homens e mulheres que abriram mão de suas vidas, para se dedicarem ao projeto de Deus, para ajudarem os mais necessitados, aqueles que vivem em situação de miséria, que realmente necessitam de nossa ajuda... Quanto a nós, leigos e leigas, nem somos tão exigidos assim, não precisamos abandonar família, trabalho, marido, esposa e filhos. E nem sempre encontramos tempo para Igreja, para comunidade, para o irmão, para Cristo. Será que nunca ouvimos de Jesus: “Segue-me”? Necessitamos tanto de Jesus a todo instante e Ele sempre tem tempo para todos, cuida de todos. Ao acordamos estamos recebendo a graça, o dom da vida, e muitos de nós, não sente sequer o desejo de doar um pouco de seu tempo sequer, de sua vida e colaborar na construção do Reino. Não esqueçamos que Jesus feito homem, morreu para salvar a todos. Que nada nos impeça de irmos ao encontro de Jesus.

Oração de Santo Ambrósio: “Como ele, eu também quero deixar a minha antiga vida e não seguir outro que não sejas Tu, Senhor, Tu que curas as minhas feridas. Quem poderá separar-me do amor de Deus que se manifesta em Ti?” Assim como Levi Jesus te chama para fazer parte desse Reino de Glória, que é o Senhor Deus...Jesus te chama meu Irmão e minha Irmã para Segui o seu Caminho. 

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ÚLTIMO FOLHETO!!!

Todos os domingos de manhã, depois do Grupo de Oração na Igreja, o coordenador do grupo e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos falando do Amor de Deus sobre nós.

Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pai e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito.

O menino se agasalhou e disse:
Ok, papai, estou pronto.
E seu pai perguntou:
'Pronto para quê?'

'Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos.'
Seu pai respondeu:
'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito.'
O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:
'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

Seu pai respondeu:
'Filho, eu não vou sair nesse frio. '
Triste, o menino perguntou:
'Pai, eu posso ir?'

O pai hesitou por um momento e disse:
'Pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado.'
Então ele saiu no meio daquela chuva...

Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos a todos que via.
Depois de caminhar por horas na chuva, estava todo molhado, mas faltava um último folheto.
Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam desertas.

Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha.
Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu.
Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta.
Finalmente, o menino se virou para ir embora, mas algo o deteve.
Mais uma vez, ele tocou a campainha e bateu na porta bem forte.
Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda e finalmente a porta se abriu bem devagar.
Uma senhora idosa com um olhar triste. Ela perguntou :
'O que você deseja, meu filho?'

Com um sorriso que iluminou o mundo dela, O menino disse:
'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR.'

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:
'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'
Bem, no domingo seguinte na Igreja, o Coordenador do Grupo de Oração, após a sua pregação perguntou:
'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'

Lentamente, na última fila da Igreja, uma senhora idosa se pôs de pé. E começou a falar.
'Ninguém me conhece neste Grupo, eu nunca estive aqui. Até o domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo e eu fiquei sozinha neste mundo.

No domingo passado, um dia frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi para o sótão da minha casa, amarrei a corda numa madeira do telhado, subi na cadeira e coloquei a corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, só e de coração estava pronta pra saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei, quem será?:
'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora.'
Eu esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa a bater forte. E pensei:
'Quem pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa a tempos, ainda mais num dia desses.'

Afrouxei a corda do meu pescoço e fui à porta ver quem era, enquanto a campainha soava cada vez mais alta.
Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante que já vi em minha vida.
O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês!

As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito SALTASSE PARA A VIDA quando ele disse:

'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '
Então ele me entregou este folheto que eu tenho em minhas mãos.

Conforme aquele menino desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e li cada palavra deste folheto.
Então eu subi para o sótão, peguei minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora eu estou aquí!
Já que o endereço do seu Grupo de Oração estava no verso deste folheto, vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO a este menino de Deus que no momento certo livrou a minha alma. '

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos no Grupo de Oração. O coordenador do Grupo, foi em direção a primeira fila onde o 'seu' menino estava sentado.
Tomou seu filho nos braços e chorou.

Provavelmente nenhum Grupo de Oração teve um momento tão grande como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho...

Exceto um. Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, o Pai assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e lhe deu um nome que é acima de todo nome.

Não deixe que esta mensagem se perca, passe-a adiante.
Lembre-se:
Ela pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.

Jesus ama a todos nós.
Em apocalipse 3.20 - Jesus diz, eis que estou a porta e bato,aquele que ouvir a minha voz e abrir a porta,eu entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Passagem em Mateus 24

1 E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
23 Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
25 Eis que eu vo-lo tenho predito.
26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
28 Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
29 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
32 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
40 Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
44 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
46 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
48 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
49 E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
51 E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Estilo de Jesus: as Bem-Aventuranças Leitura Orante Mt 5,1-12



Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los. 
Jesus disse: 
- Felizes as pessoas que sabem que são 
espiritualmente pobres, 
pois o Reino do Céu é delas. 
- Felizes as pessoas que choram, 
pois Deus as consolará. 
- Felizes as pessoas humildes, 
pois receberão o que Deus 
tem prometido. 
- Felizes as pessoas que têm fome e sede 
de fazer a vontade de Deus, 
pois ele as deixará 
completamente satisfeitas. 
- Felizes as pessoas que têm misericórdia 
dos outros, 
pois Deus terá misericórdia delas. 
- Felizes as pessoas que têm o coração puro, 
pois elas verão a Deus. 
- Felizes as pessoas que trabalham pela paz, 
pois Deus as tratará como seus filhos. 
- Felizes as pessoas que sofrem perseguições 
por fazerem a vontade de Deus, 
pois o Reino do Céu é delas. 
- Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. 



Leitura Orante 
Saudação 
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, 
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
no amor e na comunhão do Espírito Santo. 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 
Preparo-me para a Leitura, rezando: 
Jesus Mestre, que dissestes: 
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, 
eu aí estarei no meio deles", 
ficai conosco, 
aqui reunidos (pela grande rede da internet), 
para melhor meditar 
e comungar com a vossa Palavra. 
Sois o Mestre e a Verdade: 
iluminai-nos, para que melhor compreendamos 
as Sagradas Escrituras. 
Sois o Guia e o Caminho: 
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. 
Sois a Vida: 
transformai nosso coração em terra boa, 
onde a Palavra de Deus produza frutos 
abundantes de santidade e missão. 
(Bv. Alberione) 



1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto: Mt 5,1-12a, e observo o estilo de Jesus Mestre. 
O "Sermão da Montanha" é como a Constituição do povo de Deus, o manifesto do Mestre Jesus Cristo. Os estudiosos da Bíblia o lêem com Moisés e o Sinai observando as correspondências. Jesus viu as multidões e sentado - atitude de que ensina - falou a elas. Este discurso é exigente, um convite a uma constante superação de si mesmo, uma denúncia às mesquinhezas e infidelidades e, ainda, oferece a misericórdia de Deus. Através daquela comunidade, Jesus Mestre se dirige a todas as comunidades de todos os tempos. Viver as bem-aventuranças é ser fermento de uma nova sociedade. 
2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje? 
Releio o texto. Reflito e me examino para ver se me enquadro entre estes felizes de que fala Jesus. Posso me questionar: sou espiritualmente pobre? Humilde? Procuro fazer a vontade de Deus? Tenho o coração puro? Trabalho pela paz? Os bispos, em Aparecida, nos ajudaram a refletir sobre isto: "No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." (DAp 139). 
3.Oração (Vida) 
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo a Oração do Amor: 
Senhor,fazei-me instrumento da vossa paz. Onde há ódio que eu leve o amor. Onde há ofensa que eu leve o perdão. Onde há discórdia que eu leve a união. Onde há erro que eu leve a verdade. Onde há dúvida que eu leve a fé. Onde há desespero que eu leve a esperança. Onde há trevas que eu leve a luz. Onde há tristeza que eu leve a alegria. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna. 
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós. 
4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre e a sua Constituição, as bem-aventuranças. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Evangelho (Jo 17,11b-19)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. Glória a vós, Senhor. ...